Segundo uma pesquisa realizada pela Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% dos brasileiros usam o WhatsApp pelo menos uma vez a cada hora, tornando-se, portanto, uma ferramenta de comunicação indispensável no cotidiano dos brasileiros.
Além disso, 68% dos usuários afirmam que o WhatsApp é a maneira mais fácil de entrar em contato com uma empresa. Uma vez que, no entender dos consumidores, essa integração é mais parecida com as conversas comuns que eles têm com seus amigos e familiares.
Por isso, o WhatsApp é uma das ferramentas mais promissoras para conquistar clientes e melhorar o relacionamento com eles, mantendo um atendimento mais humano e pessoal.
Visando sanar essa demanda, em 2018 a empresa criou o WhatsApp Business, versão focada em atender pequenas empresas. Alguns meses depois, foi lançado o WhatsApp Business API, um serviço que ajuda médias e grandes empresas a escalarem o atendimento.
Logo abaixo abordaremos um pouco mais sobre cada uma dessas modalidades, para que você consiga escolher a opção que mais se encaixa ao seu perfil.
Esse é o tipo de conta que muitas pessoas conhecem e utilizam no dia a dia. Para obtê-la, basta fazer a instalação do aplicativo no smartphone, cadastrar um número de celular e começar a conversar com os contatos já adicionados na agenda do celular.
Além da troca de mensagens textuais, o WhatsApp permite o envio de áudios, fotos, vídeos, documentos, contatos e até mesmo da localização em tempo real.
O WhatsApp Business foi lançado em 2018 com o propósito de atender às necessidades de pequenas empresas. Entre suas principais funções, destacam-se:
Hoje, 72% dos donos de pequenos empreendimentos utilizam a versão Business do WhatsApp, de acordo com o Sebrae, para diversas atividades como:
Entretanto, para grandes companhias que recebem milhares de mensagens por dia, o WhatsApp Business não é totalmente escalável. Por isso, a empresa lançou o WhatsApp Business API, que possui algumas vantagens para grandes empresas.
API significa, em inglês, Application Program Interface. Em português, Interfaces de Programas Aplicativos. São protocolos da internet bastante utilizados para fazer a comunicação entre aplicativos e sites de diferentes empresas.
O desenvolvimento do WhatsApp API ocorreu em 2018 para empresas de médio e grande porte com um alto volume de atendimentos e que já tenham o app empresarial. Sua principal função é fazer a integração deste canal com outros sistemas, como plataformas de atendimento, CRMs, sistemas de controle logístico, automação de marketing e etc.
Algumas das principais vantagens da sua utilização são:
Com o intuito de manter a qualidade da experiência dos usuários, o acesso ao WhatsApp Business API ainda é restrito e precisa passar pela aprovação da plataforma.
Entretanto, cada vez mais empresas conseguem a aprovação de seus projetos. A seguir, criamos um passo a passo para te ajudar na implementação.
É preciso ter um número de telefone válido que deve incluir código do país e código de área, além de ser capaz de receber ligação ou SMS.
Caso o número já esteja sendo usado em uma conta de WhatsApp pessoal ou comercial, o Facebook identifica a existência e exige a exclusão para que ele seja usado no WhatsApp Business API.
O que é permitido?
Todo número de WhatsApp Business API precisa, necessariamente, ter um nome de exibição atribuído a ele e aprovado pelo Facebook. O nome de exibição ficará visível na conta de WhatsApp para que os outros usuários possam visualizá-lo.
Ele deve ser igual ao nome fantasia da instituição e não pode representar um ramo de atividade que viola às políticas, como comércio de bebidas alcoólicas ou de medicamentos e mercado financeiro.
Toda empresa precisa desse intermédio. É por meio desse provedor autorizado de serviço para o WhatsApp que sua empresa irá conseguir a aprovação para usar o Whatsapp Business API.
A Duotalk é uma excelente opção para te auxiliar nesse processo e fornecer um Chatbot, onde todo o fluxo de conversas será construído, bem como as integrações realizadas e a inteligência artificial incorporada. Nossa equipe irá realizar um treinamento com quem for manejar o sistema e também prestará apoio a demais necessidades de suporte.
Atendimento automatizado é um atendimento que não depende da interação humana. Em resumo, é todo aquele atendimento que não é realizado por seres humanos, mas por sistemas tecnológicos capazes de entender as demandas dos cliente e resolvê-los, veja um exemplo de tudo que podemos fazer automatizando Agentes de IA em seu atendimento.
Essa automatização reduz o tempo de espera, proporcionando uma experiência positiva na troca de mensagens. Além disso, quando o contato é recepcionado pela equipe de atendimento, já está direcionado da forma correta para as resoluções devidas. Esse recurso deixa o atendente livre de tarefas repetitivas, usando o seu tempo em processos mais estratégicos.
A verdade é que ter muitos números prejudica a credibilidade do negócio, pois gera uma experiência de usuário inconsistente, cheia de atritos e de baixa qualidade, com um tempo de resposta mais longo.
Certamente, o resultado é a insatisfação dos consumidores e a perda de oportunidades de engajar, reter e vender mais. Dessa maneira, para atender uma grande e variada demanda, é imprescindível que seu negócio trabalhe com vários atendentes em um só número, resolvendo tudo em um só lugar, com muito mais eficiência e satisfação.
Com a Duotalk sua empresa poderá ter vários atendentes utilizando um mesmo número de telefone, facilitando assim que os consumidores entrem em contato com a sua empresa e tenham uma experiência mais satisfatória.
A comunicação Omnichannel consiste em utilizar múltiplos canais como chat, redes sociais e mensageiros de forma integrada. Uma grande vantagem da integração com Chatbots é a possibilidade de unificar todas as mensagens recebidas em uma só plataforma.
Na Duotalk oferecemos a integração do WhatsApp API, Instagram, Facebook Messenger e Site. Assim, sua equipe terá controle sobre os chamados abertos e poderá gerenciar os atendentes com efetividade.
Na prática, o CRM é um sistema que administra a gestão do relacionamento da companhia com o cliente. Esse gerenciamento ocorre desde o primeiro contato com o potencial consumidor, estendendo-se até a etapa de pós-venda.
A partir da integração, o CRM passa a interagir automaticamente com outros softwares e soluções tecnológicas utilizados pelo negócio, facilitando a coleta, o processamento e a análise de todos os dados que circulam pela empresa. Na Duotalk é possível fazer a integração com alguns tipos de CRMs.
Fazer pesquisas de satisfação é importante para entender como os clientes se sentem em relação à sua empresa, de modo que o atendimento em todos os pontos de contato seja melhorado continuamente.
Após o encerramento de um atendimento, automaticamente o nosso bot faz uma pesquisa de satisfação com os clientes. Isso é determinante para garantir uma experiência de excelência e que de fato atenda às necessidades de cada consumidor.
Por fim, cada dia que passa se torna mais importante realizar um atendimento de qualidade. Empresas que conseguem atender de forma rápida e eficaz ficam em vantagem competitiva no mercado.
Por isso, adquirir o WhatsApp Business API + Chatbot pode te ajudar muito a escalar o seu negócio. Para mais informações, fale com o nosso time comercial 🙂
Conheça mais sobre a Duotalk e como podemos te ajudar com nossas soluções.